Administração de
Condomínios

Treinamento e desenvolvimento de pessoas

SOBRE A SUA SEGURANÇA PESSOAL – parte 1!

P furdo

Saudações, espero que você esteja bem!

Normalmente, discutimos aqui quando falamos de segurança a parte condominial, entretanto, também é necessário que você tenha consciência que a segurança é muito mais abrangente, exigindo cuidados especiais, especialmente nos dias atuais.

Como venho trabalhando a muito tempo questões de segurança nos condomínios, para funcionários e moradores, gostaria de dividir com você em poucos e-mails, alguns cuidados muito especiais com a sua segurança, ao sai na rua, ao sair/voltar para casa, ao andar nas calçadas, quando estiver no carro, etc.

Importante saber que apesar de todos os cuidados podemos ainda assim, sermos vítimas da violência urbana, mas, não podemos da “mole” para os bandidos.

Segundo os especialistas, 90% da nossa segurança é prevenção, 5% sorte e 5% reação. A prevenção representa 90% da nossa segurança. Sendo assim as ações devem se concentrar nessa etapa.

  • Algumas regras quando o assunto é assalto:
  • O bandido não quer ser exposto;
  • Sempre faz uma seleção das vítimas;
  • Sempre irá escolher o mais fácil, ou seja, o mais despreparado;
  • Durante um assalto o bandido está nervoso e com medo;
  • Reagir é uma atitude de altíssimo risco!

Vou iniciar pelo DIRIGIR, que é o que normalmente fazemos, muitas vezes despreocupadamente!

O que dizem os especialistas?

  • Não coloque no seu carro adesivos que possam identificar onde você mora, onde trabalha, academia que frequenta, faculdade, etc. Isto pode ser usado contra você;
  • Mantenha os vidros sempre fechados, ou minimamente abertos para permitir somente a entrada de ar, e as portas sempre travadas;
  • Ocorrendo uma “batidinha” leve na traseira do seu veículo aja rápido, observe pelo retrovisor as pessoas que estão no carro de trás. Se desconfiar de qualquer coisa, não pare, sinalize para a pessoa lhe seguir e dirija até um local movimentado, de preferência onde haja policiais ou seguranças. Se a intenção era te assaltar a pessoa não irá te seguir. Se ocorrer a noite ou em locais desertos “NUNCAPARE, mesmo que não desconfie dos ocupantes do veículo.
  • Se o pneu furar à noite, ou em locais pouco movimentados, não pare. Dirija até um posto policial ou local movimentado. É preferível arcar com os prejuízos do veículo que correr o risco de ser assaltado.
  • As abordagens em veículos só são possíveis se o veículo estiver parado, abordar um carro em movimento é muito mais difícil, sendo assim, evite parar ao máximo. Parado você se torna um alvo muito fácil.
  • Ao chegar em casa, antes de parar o carro observe a rua, locais onde pessoas possam se esconder, árvores próximas, etc. Se notar a presença de alguém suspeito não pare.

Percebeu como alguns descuidos podem ter desfechos inesperados?

No próximo e-mail temos mais orientações para você.

Um abraço e prevenção constante!

Atenciosamente,

João Bosco Rebello

Sindico Profissional

041 99893-9789





Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest